quinta-feira, 24 de abril de 2008

XXXIX Cruzeiro do Tejo - 21 e 22 de Junho 2008

Em reunião havida nas instalações do Centro Náutico Moitense, com a presença de representantes deste clube, da Associção Náutica do Seixal e do Alhandra Sporting Club, chegou-se a uma plataforma de trabalho sobre o figurino deste ano para esta prova, nomeadamente no que respeita á participação dos barcos tipicos do Tejo.

Pré - anuncio

Sexta- Feira dia 20 de Junho de 2008
Seixal - 20 Horas - Recepção e concentração de Barcos Típicos

Sabado dia 21
12 horas - Largada dos Barcos típicos do Seixal para Alhandra

14 00 horas - Largada dos Veleiros de Belem para Alhandra

14 00 horas - Largada de Vela Ligeira e Canoagem (Alhandra-Vala do Carregado-Alhandra)

19 00 horas - Recepção aos participantes

20 00 horas - Jantar e Distribuição de prémios da 1ª Etapa
22 00 horas - Programa a defenir de acordo com o programa de festas da autarquia

Domingo dia 22
09 00 horas - Largada de Barcos Tipicos e Veleiros
09 30 horas - Largada da Vela Ligeira e Canoagem (Volta ao Mouchão de Alhandra)

Está previsto que seja criado um quadro para a posteridade, retratando os barcos tipicos atracados no cais 14, lembrando o ínicio da 2ª metade do Sec. XX.

Deste modo está práticamente definido o figurino deste Cruzeiro do Tejo, talvez não seja aquele que mais gostariamos, mas vamos fazer a festa na nossa terra e contamos com todos para isso.

A Organização

13 comentários:

Lourenço de Almeida disse...

Exmos. Srs.
Quer dizer que o Cruzeiro do Tejo não passa para cima de Alhandra como nos anos anteriores? Porquê? Ainda que seja ida e volta no mesmo dia, porque é que não fazemos uma Alhandra - Azambuja (ou Salvaterra) - Alhandra no Sábado? É uma pena ficarmo-nos pela parte menos "exótica" do Rio. A etapa Belém - Alhandra e enorme e em grande parte, sem a graça que tem o Rio acima de Vila-Franca...Como participante ocasional, agradeço a organização e o esforço feito desde há anos, mas tenho a maior pena se deixarmos de subir o rio.
Abraços

SeaWolf disse...

Da minha parte Concordo em pleno com o comentário do Sr. Lourenço de Almeida.
Mas também percebo a situação da direcção...

Agora mostro a minha indignação em não ficarmos na marina e sim no CAIS 14 porque estar na marina com agua e luz nos dias de hoje um bem essencial não é mesma coisa de não estar.
Espero que pelo menos essas dois bens estejam presentes...

João Manuel Rodrigues disse...

Sr. Lourenço:Pois, de facto o Rio é mais bonito para cima, deste modo a vela ligeira vai fazer a regata até ao Carregado, tambe temos de ter em conta que as coisas ficam mais facilitadas para que vinha de Lisboa e da margem sul.
Por outro lado, gostariamos de fazer a festa na nossa terra e esse é o motivo principal
Seawolf: O que se pretende é criar, uma situação que retrate os barcos tipicos atracadps no cais 14, não se está a colocar a questão de os barcos não ficarem na marina, gostariamos sim que alguns , nomeadamente, os de maior porte (varinos) ficassem no 14 para esse efeito, quanto ás condições de água e luz, serão devidamente acauteladas se a situação for para avançar.

João

Amo-te nina disse...

nao chega a tareia que levamos no nosso cruzeiro ainda vai mais uma. ainda por cima sair do seixal porque razão? o cruzeiro é la em cima assim é que é bonito

NEUZA disse...

.....este tenho a certeza que vai ser tambem muito bonito, vai ser difrente:) adorava puder ir, mas nao posso... divirtam-se por mim, disfrutem ao maximo da beleza deste maravilhoso tejo, e o mais importante,ke é o convivio...
mas claro tenho tambem uma opiniao..

em relação ao cais 14, ficar bonito fica,mas para ser melhor, temos de ter condições...
a partida do seixal axu que é optima:) o seixal na altura esta em festa, e os barcos tipicos dao um embelezamento especial, e tambem ha quem va assistir a partida:)
...... agora a subida do tejo..... toda a jente adora subir o tejo, sem duvida que é maravilhoso..
mas temos de pensar um pouco, a festa é em alhandra, é bom que estejamos la:)
e pessoal subida do tejo nao tem de ser so no cruzeiro... porque nao ir la em dias difrentes??
sim, claro que e mais bonito ir com mais barcos, mas isso nao é tarefa impossivel,combinem entre os amigos e subam o maravilhoso rio:)

ps: nao se esqueçam é de convidar..lol... :)

SeaWolf disse...

é por isto que gosto da minha irma :) deixa neuza vamos lá a cima noutra altura
beijinhos

João Manuel Rodrigues disse...

Podem vir sempre que quizerem a Alhandra, a partir de Junho subimos o rio em fins de semana alternados, sobem connosco, sigam os programas na Mama ou no Volare.

João

João Manuel Rodrigues disse...

È claro que todos nós gostariamos que o Cruzeiro do Tejo fosse de Alhandra para cima, mas passo a explicar que as condições não são as melhores para isso, senão vejamos:
Salvaterra de Magos:
Neste momento tem uma marina que ocupa o cais da vala, o espço disponivel não dá para as embarcações de grande porte fazerem a inversão de marcha, com a confusão nos dias do cruzeiro ainda muito menos, a marina esá sempre ocupada, assim como o pontão dos pescadores.
A Camara de Salvaterra não quer lá o Cruzeiro, diz que é uma grande confusâo e que tem havido probelmas em anos anteriores (palavras da Presidente)
O Clube Nautico aceitava o Cruzeiro mas a Camara não apoia a iniciativa.
Valada do Ribatejo:
A Camara do Cartaxo apoia, mas não dá práticamente nada e o que dá é muito pouco face ás exigencias duma prova deste tipo.
Azambuja:
A Camara apoia, mas é uma logistica muito dificil, porque fica longe da vila, o acesso a terra não é o melhor, uma hora de vazante e já não há água para se efectuar os transbordos.
Além de todos os anso receber reclamações do pessoal dos barcos tipicos, que diziam que Azambuja não era solução.
Alhandra: O pessoal tinha de vir para cá de qualquer modo.
Alem do facto de nunca ficarem para o almoço porque tinham de aproveitar a maré.
È uma situação que foi colocada antecipadamente á consideração do CN Moitense e da AN Seixal, e foi aceite com agrado.

João

NEUZA disse...

..... nos queremos é participar:)
....venham la os passeios:)

e obrigada por esclarecerem as duvidas do pessoal:)

bjs

Amo-te nina disse...

continuo sem perceber o porque de sairmos do seixal? será para nao andarmos perto dos veleiros que saem de lisboa onde toda a gente vai ver a largada. se é cruzeiro do tejo é para ser tudo junto assim é que é bonito tambem fazemos parte do cruzeiro e á muitos anos talves sejam os barcos tipicos que veem mantido o cruzeiro do tejo

João Manuel Rodrigues disse...

Saimos do Seixal por sujestão da ANSeixal e do CNM, assunto apresentado e debatido em reunião onde estiveram presentes representantes do CNM, ANS e ASC.

João

Bluegrowth disse...

Convém explicar que foi tido em conta o facto de na sexta-feira à noite, haver um churrasco de recepção no Seixal às tripulações que desejem chegar na véspera.

Lourenço de Almeida disse...

Obrigado pelas explicações.
E mais uma vez, obrigado pela organização.
Até dia 21, então!