terça-feira, 18 de dezembro de 2007

XXXIX CRUZEIRO DO TEJO

O 39º Cruzeiro do Tejo Já tem data marcada, vai ser realizado a 28 e 29 de Junho de 2008.


Nesta edição, a organização vai optar por um figurino diferente, passo a ideia em 1ª mão:


Sábado dia 28 de Junho 14 00 horas
Veleiros ANC - Partida de Belém para Alhandra
Barcos Tipicos - Partida a defenir (Belem, Rosário, Seixal ou Barreiro) para Alhandra
Vela Ligeira e Canoagem - Percurso de Alhandra - Vala do Carregado - Alhandra
Jantar em Alhandra
Domingo dia 29 de Junho 09 00
Veleiros e Barcos Tipicos - Partida para Lisboa (Ponte Vasco da Gama)

Pensamos que com esta nova experiencia consigamos fazer uma festa conjunta uma vez que se torna menos penoso para os participantes, nomeadamente para aqueles que faziam a viagem para Alhandra no dia anterior e tinham de aproveitar a maré de Domingo e "sair á pressa".



A Organização mais uma vez conta com o apoio da Comunidade neste evento, a Regata das Canoas e Catraios contará com a colaboração do C.N.Moitense.
Pela minha parte, espero que nos encontremos lá, no Tejo e em Alhandra.

10 comentários:

Bluegrowth disse...

Consigo compreender a importância logísisca deste novo modelo, no entanto, sinto que a subida até Valada tem mais encanto... mas como tudo na vida é bom variar!

Agora, há um factor com o qual discordo por sentir que se perde a capacidade do evento ser visto pela população, estou a falar da saída das embarcações tradicionais do Mouchão do Rato.

Julgo que essa tenha sido uma decisão tomada em virtude das marés e da possível ausência de água no Rosário (ainda não consultei tabelas de marés). Mas não querendo puxar a brasa à minha sardinha, porque não a saída do Seixal? Ou mais próximo, ainda... porque não a saída do Barreiro?

rabanete disse...

pois e ! mais uma vez nao poderei ir
passem pelo blog mais vizitado da moita

Bluegrowth disse...

Oh! Rabanete... Porque é que não podes ir? E qual é o blogue mais visitado da Moita?

Promove lá o link...

João Manuel Rodrigues disse...

Ok, Velas do Tejo,
Concordo com o encanto da subida até Valada, mas a falta de apoios não nos deixa outra alternativa e isto de fazer a festa em casa dos outros tem os seus contras.
No que diz respeito ao local da partida desde já aceito a sujestão, como disse na publicação, a regata das canoas e catraios será efectuada com a colaboração do C.N.Moitense, já tenho discutido a situação com João Gregório mas ainda não reunimos para acertarmos esses pormenores, pelo que todas as sugestões que possam engrandecer o evento serão bem vindas, pelo que agradeço que enviem.

João

SeaWolf disse...

Pois é meus amigos não fiquei muito espantado ao ver este novo modelo!!!
No ano passado a organização do evento já tinha referido que iriam mudar.

Na minha opinião é bastante mais bonito a subida do rio e toda a festa está ai ( falo por mim ) mas também percebo perfeitamente a falta de apoios... e realmente irmos fazer a festa a casa dos outros também não tem grande interesse, já que a organização é de Alhandra. Neste aspecto percebo perfeitamente.

Sobre a partida da ilha do rato não concordo simplesmente porque so nós é que presenciamos e o interesse é mostrar o Barco Tradicional, para isso partimos de Belém veleiros e barcos tradicionais, ou então como o nosso amigo Hugo partimos do seixal ou mesmo do Barreiro acho boa a ideia.

Saudações Náuticas

João Manuel Rodrigues disse...

Gosto da ideia da partida de Belem junto com os veleiros, fico a aguardar mais sujestões.

João

Bluegrowth disse...

Estive a analisar a tabela de marés e constatar que pelas 14:00 já passamos meia vazante, logo é tecnicamente impossível sar do Rosário, contudo se a hora for mudada para as 10:00 da manhã já faz sentido sair do Rosário.

Ideia 1

Sair do Rosário às 10:00, contornar o pilar norte da 25 de Abril e rumar para Alhandra.

(A vazar até Lisboa, água pela proa até Alhandra)

Ideia 2

Sair do Rosário às 10:00 Rumo a Alhandra.

Ideia 3

Sábado, Partida do Seixal às 14 rumo a Alhandra.

Domingo, Partida de Alhandra às 09:00 com com meta no Rosário

Sempre seriam duas provas e, no caso de haver cacetada de vento, encurtar para catraios apenas entre o Seixal e a Moita (não se perdia tudo).

Vou falar com o João Gregório, para mim o que ele achar melhor é escritura sagrada!

Rute & João disse...

ok,mto bem...Concordo e mto com a partida no seixal no sabado e a chegada no domingo na ilha do rato prq acho k nao temos agua no rosario,assim é o melhor.
Mas de qualquer modo seja como for eu kero é irrrrrrrrrrr,hehe adoro o cruzeiro do tejo,ja vou lá a mais de 20 anos.lool.bbbbbbbbboooooooooorrrrrrrraaaaaaaaaaaa.joao.

Luiz Sá Pereira disse...

Olá rapaziada. Só agora me apercebi da "trama" que nos vai pôr a subir a Cala das Barcas em vez das margens de salgueiros. Só agora, porque Lisboa está lamentavelmente muito afastada de vós. Entendo as razões logísticas. Mas considero também que, no caso dos barcos habitáveis, não seria nada que se não resolvesse com um farnel próprio. Enfim, é apenas uma questão de cenário. Mas o cenário é essencial, até para impedir a sua destruição. Um abraço.

Luiz Sá Pereira disse...

Peço desculpa de não me ter identificado melhor. O "post" anterior, com o nome de luiz, vem da Riga.