terça-feira, 4 de dezembro de 2007

1.º Seminário Internacional de Náutica de Recreio e Desenvolvimento Local

Decorreu hoje no auditório da Biblioteca Municipal do Seixal o 1.º Seminário Internacional de Náutica de Recreio e Desenvolvimento Local . Numa iniciativa que pareceu ser, uma tentativa de procurar investidores ou projectos de execução daquilo que nas últimas décadas políticos e instituições não conseguiram fazer, podemos reter algumas afirmações, intenções e observações curiosas que passamos a transcrever sumariamente:

1. APL, na pessoa do comandante Esteves Cardoso, reconheceu que a instituição não tem dado a devida atenção à temática das embarcações tradicionais, tendo dedicado um, da sua meia dúzia de slides, com imagens da Real Regata das Canoas;

2. O IPTM reconheceu a necessidade estando disposto a desenvolver um modelo de taxas, impostos e redução de custos de registos e vistorias no contexto das embarcações tradicionais;

3. A Câmara Municipal do Seixal, na pessoa do se presidente, assumiram que qualquer modelo de desenvolvimento local passará pelo apoio a associações náuticas e à temática das embarcações tradicionais.

Contrariamente ao que correu no São Luís houve uma participação mais rica do ponto de vista náutico, contudo, o espectro do pato-bravo pairou timidamente sobre o debate mas sem grandes asas para voar.

Tendo sido públicas e repetidamente reiteradas algumas intenções dos decisores presentes, cabe-nos agora cobrar a sua concretização.

Acompanhe os comentários a este post.

8 comentários:

Bluegrowth disse...

Na minha segunda intervenção preocupei-me em lembrar as instituições presentes que existem medidas urgentes a serem tomadas no âmbito da náutica de recreio em geral, mas das comunidades locais e valores tradicionais em especial:
1. Criação de um regime especial de taxas e impostos para embarcações tradicionais;
2. Desburocratização e redução de encargos no âmbito do processo de construção e reconstrução de embarcações tradicionais;
3. Limpeza e remoção de embarcações que ocupam ilicitamente as margens da Baía do Seixal;
4. Ordenação e normalização de poitas assim como remoção de todas aquelas que se encontrem em situação irregular;
5. Remoção de embarcações abandonadas pela APL na Baía do Seixal
Destes cinco pontos consegui resposta para os dois primeiros e, sobre os quais, julgo ser fundamental o desenvolvimento de iniciativas imediatas. Quanto aos outros procuraremos continuar a desenvolver esforços no sentido da sua execução.
Tive ainda a oportunidade entregar uma intervenção escrita do nosso querido Professor, documento, esse que ficará anexo às conclusões do seminário.

Bluegrowth disse...

Para além do documento escrito remetido pelo nosso querido professor, o "lobby das canoas" ficou ainda representado pelo Velas do Tejo, assim como pelo brilhante Engº Paulo Andrade que pela qualidade das suas intervenções foi o único elemento da assistência a ser aplaudido.

Um grande bem haja pelo apoio que nos trouxe.

Bluegrowth disse...

Gostava de propor o desenvolvimento de um documento estruturado, assinado por associações, empresas e proprietários de embarcações tradicionais do estuário do Tejo, Sado e Sesimbra a ser entregue nas respectivas autoridades, pedindo a formalização da intenção demonstrada no presente seminário, relativamente à criação de um regime especial de taxas e formalidades na construção de embarcações tradicionais.

Julgo que é uma ideia que tem pernas para andar e que deverá ser desenvolvida rapidamente sobre o risco de perder impacto.

Raquel Sabino Pereira disse...

Toda a razao e mais alguma, Velas! Este é o momento!

Raquel Sabino Pereira disse...

É pá ó Velas muda-me esta música que começo a ficar nervosa!!! Ah ah ah!!
Olha põe Jazz (clássico, de preferência), pode ser?

Bluegrowth disse...

pois... tenho andado a trabalhar em computadores surdos... até me esqueci que aqui tinha deixado a musica a tocar.

Logo, logo, trato de uma playlist para colocar no site.

pereira de oliveira disse...

VAMOS LA EMURRAR PAPEL CA BARRIGA!!!

Clube Europeu ESJAL disse...

velas do tejo
Vim até aqui para te dar um allô!
Obrigada por teres visitado a minha espécie de blog.
O assunto por aqui vai sério!
Para mim é melhor quando apresentas umas pinturas com o Tejo e todo, já sabes!