sábado, 24 de maio de 2008

A Marinha do Tejo

A ideia nasceu durante a visita de S.Exa o SEDNAM ao stand da ANMPN e do CNM - Centro Náutico Moitense na Nauticampo 2008, onde o Sr. Secretário de Estado tomou conhecimento do trabalho que está a ser efectuado na recuperação das embarcações típicas do Tejo, e da necessidade de obter um enquadramento ao nível do Governo que permita incentivar e promover o seu desenvolvimento.


A abertura demonstrada pelo Sr. Secretário de Estado, e o trabalho que a partir desse dia foi desenvolvido, permitiram a concretização de um sonho, dignificando todos aqueles que, de forma abnegada, têm vindo a lutar pela preservação das embarcações típicas do Tejo, colocando-as de novo a navegar no magnífico estuário do Tejo, de onde Vasco da Gama zarpou há cinco séculos para a descoberta de novos mundos.

Antes de passarmos ao conteúdo do Despacho propriamente dito, queríamos agradecer ao Sr. Dr. João Mira Gomes - Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, ao Sr. Almirante Monteiro Montenegro, que nas fotografias acima na Nauticampo estava em representação do Sr. CEMA, ao Sr. Cte Paulo Sousa Costa e Sr. Dr. Luís Silveira Botelho do Gabinete do Sr. SEDNAM, e ao Sr. Cte Rodrigues Pereira - Director do Museu da Marinha, registando publicamente o elevado profissionalismo e dedicação de todos para a concretização deste marco histórico que permitiu institucionalizar a "Marinha do Tejo", no aniversário da chegada da frota dos navegadores portugueses comandados por Vasco da Gama a terras do oriente.
Fonte: site da ANMPN

Sem comentários: